Grupos de Convivência dos Programas Mulheres em Ação e Oficinas da Sabedoria reiniciam atividades

Após um período de recesso em virtude da pandemia de Covid-19, as monitoras e as voluntárias que lideram seus respectivos grupos dos Programas Oficinas Sabedoria e Mulheres em Ação estiveram reunidas na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS).

 


As mesmas foram acolhidas pela coordenação do setor Grupos, gerência e o diretor-presidente da FMDS André Fretta May, que na oportunidade colocou aos presentes a importância do trabalho, ao enfatizar o quão bem elas exercem a sua atividade frente aos grupos, proporcionando às integrantes bem-estar mental no convívio social.

 


A coordenação do setor, a cargo de Katia Bressan, e de Marley Folchini, acompanha os trabalhos e organiza as ações, e é responsável a entregar o planejamento das ações que serão desenvolvidas no decorrer do próximo semestre. Foram entregues materiais para o reinício dos trabalhos, como álcool em gel, máscaras e agendas, além de lanche servido para confraternização.

 


O programa Mulheres em Ação tem como objetivos desenvolver ações que proporcionam às mulheres cadastradas a promoção e o aperfeiçoamento e treinamento dos trabalhos das monitoras, despertando a visão empreendedora como forma de contribuição na renda familiar, visando o desenvolvimento sociocultural e o exercício da cidadania. Atualmente conta com 28 monitoras. O programa visa ainda a prevenção de riscos às vulneráveis e o estímulo ao aprendizado de trabalhos manuais, levando as mulheres ao fortalecimento da convivência social na sua comunidade, contribuindo para melhoria da saúde e qualidade de vida.

 


O Programa Oficinas da Sabedoria, por sua vez, tem como objetivos desenvolver ações que valorizem as pessoas idosas cadastradas no setor Grupos, através da convivência grupal procurando desenvolver o resgate da cidadania e dos seus direitos, bem como do seu potencial criativo e produtivo na busca da qualidade de vida e da pró atividade. Atualmente conta com 26 grupos, distribuídos em várias comunidades.

 

 

O programa visa a prevenção de riscos de vulnerabilidade e a retirada do idoso do isolamento, levando-o para a vida social e vivência em comunidade, garantindo a sua qualidade de vida.

 


Os grupos reúnem-se uma vez por semana nos seus respectivos bairros, com o número de integrantes variando entre 10 a 35 mulheres e pessoas idosas. O setor grupos é vinculado ao Gabinete do Prefeito e conta com o apoio e a parceria da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.