Estimativa de prejuízo devido às chuvas no setor agropecuário é de cerca de R$ 30 milhões

Os prejuízos causados pelas fortes chuvas e alagamentos da semana passada causaram prejuízos ao setor agropecuário que devem alcançar os R$ 30 milhões, segundo estimativas da prefeitura. O levantamento fará parte do relatório dos prejuízos em todas as áreas que o município irá encaminhar à Defesa Civil do Estado.

 

 

Nesta sexta-feira (13), o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Agricultura e Interior Jairo Sampaio receberam a visita do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural Ricardo Miotto para tratar sobre esse tema. Técnicos da Epagri e da Cidasc, além do coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina Anderson Martins, também acompanharam a reunião.

 

 

O levantamento da prefeitura estima que só na área da pecuária foram mais de 320 bovinos mortos na inundação até o momento. Esse número pode ser ainda maior, já que parte das pastagens foram inutilizadas e a alimentação do rebanho está comprometida.

 

 

A região da Madre, onde está a maior parte do rebanho bovino de Tubarão, é a região mais castigada.

 

 

“Concluso o relatório, que a Cidasc e Epagri estão nos auxiliando muito na parte da agricultura, vamos em busca dos recursos para auxiliar principalmente os pequenos agricultores e criadores. A secretaria de Agricultura do Estado tem um programa chamado Reconstrói SC, no qual tentaremos captar os recursos para essa iniciativa”, destacou o prefeito Joares.

 

 

A secretaria de Estado da Agricultura já está mobilizada para auxiliar e atender Tubarão e outros municípios. Na região da Amurel, a estimativa é de que cerca de 1000 bovinos morreram nos alagamentos.

 

 

“Viemos aqui trazer a nossa solidariedade aos agricultores e pecuaristas, e assim que os relatórios e demais trâmites estiverem prontos vamos acionar a secretaria de Fazenda para encaminhar a aplicação desses programação de auxílio já consolidados, como o Reconstrói SC”, reforçou o secretário Ricardo Miotto.