Aplicativo que facilitará acesso a tributos municipais é lançado oficialmente

A Secretaria de Fazenda lançou de forma oficial nesta terça-feira (19), no Paço Municipal, o aplicativo “Prefeitura Moderna”, que tem por objetivo facilitar ao contribuinte tubaronense seu acesso aos boletos e demais informações referentes aos tributos municipais, como IPTU, ISS, Alvará e a Taxa de Coleta Lixo.

 


Participaram do evento, além do prefeito Joares Ponticelli e do secretário de Fazenda Raphael Bianchini, os vereadores Felippe Tessmann e Estêner Soratto da Silva Júnior, além de representantes da imprensa.

 


O aplicativo está disponível, neste primeiro momento, para o sistema Android. Existe a expectativa, porém, de que seja lançado para o IOS (Iphone e Ipad) em até 10 dias. O aplicativo poderá ser acessado por smartphones e tablets. Nele, o contribuinte poderá solicitar o envio dos boletos referentes aos tributos para o seu e-mail previamente cadastrado, ou copiar o código de barras e efetuar o pagamento através do aplicativo de seu banco, tudo no mesmo dispositivo, de forma rápida e segura. “É mais um passo para tornar o governo ainda mais digital. Já tínhamos implantado o 1Doc, agora apresentamos mais uma ferramenta que visa facilitar a vida do cidadão ao mesmo tempo em que gera economia para o município”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.

 


Ressalta-se que esta ferramenta é agora fundamental, uma vez que, a partir deste ano, os boletos do IPTU, por exemplo, não serão mais entregues nas residências pelos Correios. Desta forma, além do aplicativo, o contribuinte só poderá retirar seu carnê de forma presencial na Central do Cidadão, através de agendamento, em virtude da pandemia, ou ainda em algumas escolas da rede municipal, que servirão como ponto de apoio para a entrega de carnês do imposto.

 


A economia do município irá girar em torno de R$ 130 mil, aliado ao fato de apenas 25% dos boletos eram aproveitados, o que causava desperdício de papel, e, por consequência, danos ambientais.

 


O aplicativo já está no ar, com funcionamento em tempo real, inclusive para as baixas dos tributos quando quitados. Para baixá-lo, basta procurar por Prefeitura Moderna na Google Play Store. Você pode ter acesso ao app, ainda, através do QR Code abaixo, bastando para isso apontar a câmera de seu celular para ele.