Tubarão recebe certificação


A prefeitura de Tubarão recebeu a certificação do escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres. A certificação foi entrega nesta terça-feira (10), em São Paulo ao secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

A certificação foi entregue durante o 1° Encontro Nacional de Cidades Resilientes, realizado no Palácio dos Bandeirantes. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Desde 2010, Tubarão é signatária do programa e em 2013 o município ratificou a participação, repassando informações, participando de avaliação para integrar o 2º ciclo da campanha, ao qual a cidade foi aceita.

O lançamento no Brasil da campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. O objetivo é sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.

“Conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades. Para isso, é necessário que o município se reconheça como público-alvo e agente promotor e realizador da campanha”, afirma o secretário Rafael.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos. Além disso, a redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

O certificado foi entregue por David Stevens e Luara Lopes. Segundo o secretário Rafael, Tubarão está se preparando para ser uma cidade resiliente. “Este programa procura sensibilizar os governos e a sociedade civil sobre a necessidade de considerar a redução de risco de desastres como componente central de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, onde o município é signatário do Programa Cidades Sustentáveis. Estamos galgando passos para minimizar os efeitos de desastres naturais na cidade, um trabalho que foi iniciado desde o primeiro dia desta gestão e que já apresenta alguns resultados, mais ainda temos um longo caminho a percorrer”, avalia o secretário.

Como signatário do programa, Tubarão possui uma página especial na campanha que pode ser acessada neste link. Por enquanto, site ainda em inglês, em breve deverá ter uma versão em português.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT