18º Boletim Informativo FMS – Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta segunda-feira (30) o 18º boletim informativo sobre a situação da Covid-19 em Tubarão e na região.

 

O principal destaque fica por conta do alerta dado pelo diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, sobre o exagerado aumento registrado no número de pessoas circulando nas ruas da cidade nesta segunda-feira (30), em especial com idades acima dos 50 anos, muito em virtude da reabertura dos serviços das casas lotéricas e dos bancos. “Apesar do que possa parecer, a situação não está controlada e a recomendação continua a mesma, permaneçam em suas residências”, ressalta.

 

Sobre os números desta segunda-feira (30), existem 519 notificações junto à Vigilância Epidemiológica, 113 exames coletados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e 14 casos confirmados no município – destes nove já contabilizados pelo Estado e os outros cinco confirmados em laboratórios privados e que aguardam a contraprova do Lacen para serem incluídos na contagem oficial. Em termos de casos suspeitos, são 40, e, em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) existem 241 casos. Inclusive, caso você tenha alguma dúvida sobre a Covid-19, lembre-se que o COEMS está à sua disposição, todos os dias, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

 

Até esta segunda-feira (30), foram descartados 64 casos através de resultados negativos pelo Lacen e outros 252 por análise do COEMS, totalizando 316 casos descartados. Ainda sobre o COEMS, o serviço recebeu hoje 51 ligações.

 

Nos hospitais, os números desta segunda-feira (30) apontam um total de 28 pacientes internados – 19 em enfermaria e nove em UTIs. Dos internados nas enfermarias, 18 são adultos, com dois casos confirmados, enquanto os outros 16 aguardam os resultados dos exames. Esta é também a situação do último paciente em enfermaria, uma criança. Por sua vez, as UTIs apresentam nove internações, cinco casos confirmados – um de Tubarão, um de Urussanga, dois de Braço do Norte e um de Pescaria Brava – e os outros quatro no aguardo dos resultados do Lacen.

 

A recomendação, repete-se, é de que a população permaneça em casa, saindo para o estritamente necessário. Caso você queira receber os boletins oficiais diariamente, salve em seu celular o número (48) 98419-7310, e mande uma mensagem de WhatsApp com o seu nome. Este número não recebe ligações e nenhum outro tipo de mensagem, funcionando apenas para o registro eletrônico dos interessados em receber os boletins.