Comitê Consultivo da Covid-19 emite nota técnica sobre o tratamento precoce

Os integrantes do Comitê Consultivo de Combate à Covid-19 emitiram nesta quarta-feira (21) uma nota onde explicam o posicionamento técnico-científico sobre o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19.

 

Segundo a nota, está estabelecido pela ciência que as medidas de prevenção confirmadamente eficazes no combate à pandemia são o uso da máscara, o distanciamento social, a higienização das mãos e a aplicação das vacinas já registradas por órgãos regulatórios para o uso em seres humanos. É defendido ainda, pela nota, que é válido o atendimento precoce, ou seja, aquele em que a equipe de saúde avalia o paciente, comprova o diagnóstico e realiza o encaminhamento correto, ressaltando-se ainda que há um momento ideal para cada exame diagnóstico, assim como para a avaliação física e os exames de imagem.

 

Não se recomenda, portanto, ainda de acordo com a nota, a automedicação ou o uso de medicamentos sem comprovação científica sobre a eficácia frente a Covid-19, pois, além de não mudarem o curso da doença, tal prática pode acarretar problemas de saúde e reações adversas.

 

Ainda, não existe nenhuma rezão comprovada para se admitir o uso de antimaláricos e vermífugos em casos de Covid-19, mesmo veiculado o uso de tais produtos como responsáveis pela redução de carga viral em laboratório. Hidroxicloroquina e ivermectina não tiveram impacto na doença, em hospitalizações ou óbitos.

 

Para outros detalhes e informações sobre a nota, a mesma encontra-se publicada anexo, na íntegra.