Prefeito defende solução definitiva para a barra do Camacho

O prefeito Joares Ponticelli participou nesta quinta-feira (22) de um ato na barra do Camacho, em Jaguaruna, que contou com a presença da governadora em exercício Daniela Reinehr, comunidade local e outras autoridades políticas. Para o desassoreamento do canal, que interessa diretamente a Tubarão, o Governo Federal vai destinar R$ 1,5 milhão.


A reabertura da barra do Camacho é fundamental para a renovação das águas da lagoa e, consequentemente, manutenção da atividade pesqueira da região. Para Tubarão, o canal aberto favorece a segurança da pesca e da rizicultura e reduz o risco de enchentes.

“Essa pauta é de interesse regional. Para nós de Tubarão o desassoreamento do canal significa boas condições para pesca e plantio do arroz em uma grande área da cidade e também é uma questão de defesa civil. Em 2019 tivemos uma cheia que deixou áreas próximas ao Camacho alagadas durante semanas, mas temos que pensar em uma solução definitiva”, defende o prefeito.

 Nas últimas décadas a barra do Camacho precisou de intervenção para reabertura em seis oportunidades, a última delas em 2007.