Tosse, dor no corpo e febre são os sintomas mais comuns dos casos positivos em Tubarão

O vírus que vem provocando a pandemia da Covid-19 ainda tem características desconhecidas pelos especialistas, por isso, é importante manter o controle e registro das informações sobre o que sabemos da doença. Em Tubarão, desde o início da pandemia, os profissionais de saúde trabalham com fichas de notificação para o detalhamento de cada caso. Entre as informações, estão registrados sinais e sintomas que se referem aos infectados, mas você sabe identificá-los e como proceder caso perceba estes sintomas?

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), desde junho, compartilha com a população diversos dados sobre a pandemia no município, através de uma plataforma que é atualizada diariamente. Dos mais de 4,4 mil habitantes confirmados com Covid-19 em Tubarão, dentre os sintomas mais comuns, com cerca de mil relatos, estão a tosse seca, dor no corpo e a febre, seguidos de dor de garganta, perda de olfato e paladar e a coriza. Existem outros ainda, registrados com menor frequência, como: fadiga, falta de ar, diarreia, náusea, vômito e dor no peito.

 

A enfermeira e gerente de saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon, comenta que alguns sintomas estão em ênfase nestes últimos dias. “Estamos observando um aumento nos relatos de perda de olfato e paladar e dor de cabeça intensa. Os pacientes relatam que é uma dor insuportável na cabeça, como também no corpo e articulações”.

 

Para evitar agravamentos maiores, ela ainda enfatiza que ao notar alguma mudança na saúde, deve-se procurar atendimento. “Se o paciente possuir um ou mais sintomas é recomendada a avaliação de um profissional. Tem pessoas, por exemplo, que relatam só uma diarreia e estão com o vírus no organismo. Mas é importante, além do atendimento, fazer o afastamento. Só com esse afastamento, conseguiremos ter o controle na transmissão da doença”.

 

Procurando atendimento

 

Ao notar sinais e sintomas relatados acima, o paciente deve procurar atendimento o mais rápido possível. Uma das alternativas para sanar dúvidas é entrar em contato com o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), Unidades Básicas de Saúde e/ou Centro de Triagem, especializado na doença, localizado na Policlínica Central.

 

• COEMS: As equipes são focadas no acompanhamento e tratamento dos pacientes positivos, além de cessar dúvidas e dar orientações a respeito da doença. Para entrar em contato, basta ligar para os seguintes telefones: 3621-9618 e/ou 3621-9619. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 20 horas e sábados e feriados, das 7 às 17 horas.

 

• Unidades de Saúde: As equipes são responsáveis pelos atendimentos e notificações dos casos e ocorre por demanda espontânea. São 32 unidades espalhadas pelos bairros do município, com horário de funcionamento das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

 

• Centro de Triagem: O espaço foi criado especialmente para atender pacientes com sinais e sintomas de doenças respiratórias, sugestivos a Covid-19. Localizado na Policlínica Central, o centro é responsável também por atendimentos e notificações dos casos suspeitos. Tem horário de funcionamento das 7 e 22 horas, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriado das 7 às 17 horas.