Programa Mulheres em Ação realiza treinamento com monitoras

Na tarde desta segunda feira (3), no Centro de Convivência do Idoso, as monitoras dos Grupos de Mulheres em Ação realizaram treinamento para confecção de enfeites de Natal, em atividade organizada através da coordenação dos grupos, composta pela assessora Eza Zaboti e a assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan. O curso foi ministrado pelas facilitadoras Marineuza Rodrigues Tonhon e Santina Passarela de Farias, ambas com aperfeiçoamento artesanal.

 

Durante a atividade, as participantes puderam trocar experiências e ao final montaram e confeccionaram o seu próprio artesanato. “Todo treinamento proporciona aprendizado, respeitando os saberes individuais, sendo construído coletivamente, visto que as participantes serão multiplicadoras, e repassarão esses conhecimentos às suas alunas nos grupos”, avaliou Kátia.

 

As monitoras entregaram à assessora Eza Zabotti vários kits para enxoval de bebê, organizados e confeccionados pelas alunas dos próprios grupos.

 

A ação, chamada “ARTE DO BEM”, é um projeto que possibilitará as alunas dos grupos desenvolverem ações de responsabilidade social, despertando através de suas habilidades e de sua criatividade a confecção de roupas específicas de “ENXOVAL de BEBÊ” para doação. Tem como um dos objetivos prestar a solidariedade à comunidade, visando despertar em cada grupo, o sentimento de cidadania.

 

O enxoval será recolhido a cada semestre, e será revertido para os serviços da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, que presta assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômico e de risco.

 

As reuniões das monitoras acontecem todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, sendo que a cada encontro são repassadas informações coletadas no decorrer do mês para os 36 grupos de mulheres, que são distribuídos em várias comunidades do município. São oferecidas várias ações socioeducativas, além de oficinas de treinamento (de acordo com datas festivas) e participação em campanhas e exposição de trabalhos manuais e de artesanato, como meio de divulgação e valorização do trabalho artesanal local.

 

“Os trabalhos são elaborados com muito amor, dedicação, cuidado e carinho, sendo que para muitas é uma das formas de garantia de renda, pois para maioria das mulheres, os artesanatos auxiliam nas questões financeiras da família e também como terapia alternativa de estar e pertencer a um grupo, possibilitando a prevenção de várias doenças”, atesta a assessora Eza Zaboti.