Lançada a campanha “Esse trem é nosso”, em defesa à locomotiva do Museu Ferroviário

A mobilização em defesa da permanência da Baldwin Locomotive Works 53, locomotiva do Museu Ferroviário que poderá ser levada para Miguel Pereira (RJ), ganhou força nesta terça-feira (04), nas redes sociais, com a criação da campanha “Esse Trem é Nosso”. A iniciativa da comunidade, imprensa e representantes de diversos órgãos e instituições, a partir de uma reunião realizada na segunda-feira (3), já repercutiu em Brasília, onde será decidido se Tubarão permanece ou não com essa máquina que representa boa parte da histórica econômica, social e cultural de todo o Sul Catarinense.

 

Com a mobilização, representantes de vários segmentos da sociedade sugeriram iniciativas e alternativas para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) desista do envio da locomotiva a Miguel Pereira, por solicitação do prefeito daquele município. Grupos de whatsapp também foram criados para fortalecer o movimento e em poucas horas mais de 150 pessoas já participavam da mobilização on-line.
A indignação dos tubaronenses foi registrada até mesmo nas redes sociais da prefeitura de Miguel Pereira. Vários internautas postaram na fanpage oficial do município mensagens com críticas à iniciativa do prefeito André Português, em solicitar a locomotiva tubaronense.

 

Essa movimentação foi relatada em Brasília na Câmara dos Deputados pelo deputado Esperidião Amim e o discurso de indignação do parlamentar gerou uma situação favorável à Cidade Azul. Segundo Amim, o secretário-executivo do ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, que ocupa interinamente o comando do órgão, suspendeu o envio da locomotiva para o Rio de Janeiro até o retorno das férias do titular da pasta, ministro Valter Casimiro Silveira.
O prefeito Joares Ponticelli recebeu essa notícia com satisfação e cautela.

 

“Precisamos pulverizar essa mobilização e fazer com que ela ganhe cada vez mais força. Precisamos do apoio dos tubaronenses e pessoas de outras cidades do Estado, pois essa locomotiva ajudou no desenvolvimento e crescimento da região Sul e por isso faz parte da história ferroviária de Santa Catarina”, destacou o prefeito.

 

A campanha “Esse Trem é Nosso” terá desdobramento com uma ação de impacto nesta quinta-feira (06), às 16h30, com um abraço simbólico na locomotiva no Museu Ferroviário. O evento foi anunciado através de um convite no facebook.
Outra ação já colocada em prática foi a sanção da Lei aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores na segunda-feira (03) que cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e institui o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Tubarão. Agora, o próximo passo é o lançamento de um edital de convocação para a escolha de cinco membros da comunidade que farão parte do conselho, junto com um servidor lotado na gerência de Cultura e o presidente da Fundação Municipal de Educação, que também será o presidente desse órgão. O regimento interno do conselho será elaborado em até 45 dias, a partir da posse dos conselheiros.