Semana da Cultura inicia nesta quarta-feira (9)

A semana começa cheia de atividades culturais em Tubarão com apresentação de espetáculos artísticos culturais onde a Fundação Municipal de Cultura, com parcerias, oferece gratuitamente à população momentos de lazer, descontração e diversão. O início é nesta quarta (9) e quinta-feira (10), na Praça Pery Camisão, com teatro, sessões de cinema, circo e outras atividades recreativas para o público infantil e adulto apresentados pelo Projeto EmCena Brasil, e também na quarta-feira (9) com o Projeto Fim de Tarde no Museu, em frente ao Centro Municipal de Cultura, com a apresentação do Guitarras da Serra.

 

As apresentações da Caravana Cultural são gratuitas sendo realizados pela Companhia Abareteatro, em parceria com a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do País.

 

O projeto, que transformou um contêiner adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo, típico fantoche do Nordeste.

 

O Emcena Brasil é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. A visita do projeto a Tubarão tem indicação da Isa Cteep e parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

 

Já o Projeto Fim de Tarde no Museu tem como proposta atrações culturais, artísticas e musicais para apresentações na praça Walter Zumblick, em frente ao Centro Municipal de Cultura, sempre no final do dia, às 18 horas.

 

A primeira atração do novo projeto é o Guitarras da Serra InConcert Tour, grupo da cidade de Lages que leva as raízes da cultura serrana para todo o estado, com encontros entre três guitarristas, em um cenário de confraternização com repertório autoral, que vão do rock ao jazz. O grupo é formado pelos guitarristas José Cardoso, Matheus Colossi e Diego Oliveira, além do baterista Rafael Floriani e o baixista Henrique Soares.

 

Confira a programação completa:

 

9 NOVEMBRO (quarta-feira).

 

16h – A FARRA DO BOI BUMBÁ – Teatro para crianças

17h – ATIVIDADES RECREATIVAS

18h – AS PELEJAS DE BENEDITO COM O BOI SURUBIM NA FAZENDA DO CORONEL LIBÓRIO – Teatro de Mamulengo

19h – CONVIDADO LOCAL – Banda Catarina Sopro e Percussão – Manda Marcial da Escola Coração Feliz de Tubarão

19:30h – CINE CURTA BRASIL – Cinema

20h – SOLAGASTA – Circo 

 

10 NOVEMBRO (Quinta-feira).

 

16h – ANTES QUE O GALO CANTE – Teatro para crianças

17h – ATIVIDADES RECREATIVAS

18h – AMIGOS DA NATUREZA – Contação de Histórias

19h – CONVIDADO LOCAL – Escola de Dança Sônia Severo

20h – ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO – Teatro para adultos

 


No dia 11, a partir das 20h, a atividade cultural acontece no Centro Municipal de Cultura com a apresentação do espetáculo “Dentre”, o novo trabalho da Karma Coletivo de Artes Cênicas e da bailarina e arquiteta Lídia Abreu. A karma coletivo de artes cênicas estabelece relações nas intersecções das linguagens da dança, teatro e performance. Dentre é um trabalho aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, através de patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Brasfrigo e apoio da Casa da Cultura Dide Brandão.

 

Dia 12, às 20 horas, com a direção da professora de teatro Fernanda Neves os alunos do Bolsa Cultura das turmas de teatro, canto, dança e instrumento, participam de forma conjunta no espetáculo “O retorno da família Adams”, espetáculo musical que será apresentado no Teatro da Arena Multiúso.

 

“Todos os espetáculos são gratuitos e recomendamos que todos possam prestigiar, pois são atrações de excelente qualidade”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura Carlos Zamparetti.