Documentário “Caminhos de Tubarão” encanta pais e professores

O orgulho de ver o trabalho realizado por um filho e por um aluno tomou conta dos pais e dos organizadores que assistiram, na noite desta terça-feira (31), ao documentário “Caminhos de Tubarão”. Produzido por 16 estudantes de diversas séries da rede municipal de ensino. O curta-metragem de uma hora contou com diversos entrevistados e apresentou com detalhes a história de Tubarão. 

Acompanhados de muita pipoca, pais, alunos e organizadores assistiram a cenas gravadas em diversos pontos do município. Estas continham aspectos da cultura, esporte, turismo, economia e educação da região. A responsável pelo roteiro e assessora da Fundação Municipal de Educação Jane Nowasco da Silva conta como foi produzir a obra: “Foi interessante trabalhar com os alunos. Tanto eles quanto eu exploramos muitas coisas em Tubarão, que anteriormente não conhecíamos”, conta Jane. 

A assessora ainda afirmou que os alunos ficaram tristes com o término do trabalho. “Depois que o documentário ficou pronto, eles vieram até mim para dizer: Ah, que pena que já acabou”, ressalta Jane. 

A participação dos adolescentes foi fundamental, já que os mesmos participaram de todas as gravações e fizeram também as entrevistas.

O período para gravação das cenas e edição do material foi de um mês. Neste tempo, os estudantes e produtores percorreram o município atrás de histórias que comprovassem nossa trajetória. “Como tínhamos muitos conteúdos e entrevistas, utilizamos um pouquinho de cada um, priorizando sempre o que era mais relevante para a história da cidade”, afirma o responsável pela edição do material Leandro Cardozo. 

Este documentário foi exibido no auditório do Colégio São José e se tornará uma importante fonte de pesquisa. “Estamos culminando mais um projeto na Fundação e este é especial porque faz homenagem a Tubarão. Através dele, quereremos mostrar para nossos estudantes que a partir de um excelente roteiro e boas imagens, podemos passar conhecimento”, afirma a diretora-presidente da Fundação de Educação Lúcia Helena. 

Este evento finalizou com chave de ouro, a programação dos 146 anos de Tubarão.

Fonte: Decom/PMT