Procedimentos de segurança serão cobrados em estabelecimentos de beleza

Realizada na tarde desta segunda-feira (12), a capacitação destinada aos trabalhadores da área de saúde e beleza, que estabelece regras e técnicas de acordo com a Instrução Normativa 004/2013, da Diretoria de Vigilância Sanitária da SES. Uma nova capacitação será oferecida para quem não participou do encontro desta segunda.

A instrução estabelece critérios para o desenvolvimento das atividades profissionais: cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, depilador, maquiador e massagista. Das novas solicitações, entram também procedimentos de esterilização, com o uso da autoclave (esteriliza sob pressão). “Diversas etapas que antes não faziam parte do dia a dia desses trabalhadores começam a ser utilizadas a partir deste encontro e posteriormente serão cobradas”, afirmou coordenadora da Vigilância Sanitária, Edna Soares.

A apresentação foi organizada pela Vigilância Sanitária e realizada por servidores da mesma, sendo dividida em três partes: a farmacêutica Luana Maria da Silva Cordeiro explicou as novas mudanças e os objetivos das mesmas, a engenheira sanitarista Edna Soares abordou as técnicas de uso da autoclave e os riscos, e o enfermeiro Fernando Luiz Garcia aprofundou o assunto enfocando nas contaminações e doenças. “Existem vírus que podem permanecer por 14 dias ou mais em materiais utilizados em salões de beleza. Temos que saber utilizar essas ferramentas da maneira correta”, destacou o enfermeiro.

O curso será repetido no dia 19 de maio para os trabalhadores desta área que ainda não participaram. Quem tiver interesse pode preencher o cadastro na Vigilância Sanitária, localizada na rua Pedro Gomes de Carvalho, 531, Oficinas – das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30.

 

 

Daniela Goulart/PMT