Eventos debatem política de resíduos

Lixo zero e as políticas reversas são alguns dos temas em debate nos eventos como o 5º Fórum Nacional de Resíduos Sólidos e o Fórum Internacional Cidades Lixo Zero, que ocorrem esta semana em São Paulo. Como Tubarão tem uma proposta de redução de resíduos, a Cidade Azul terá dois representantes nos debates.

O 5º Fórum ocorre nesta terça-feira (13) e tem como objetivo discutir a formatação e sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Serão debatidos os incentivos governamentais, a gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos e formas disponíveis de contratação, os impactos na competitividade da indústria com os acordos de logística reversa, os planos integrados de gestão de resíduos e a formação de consórcios intermunicipais com acesso a recursos, a viabilidade econômica da indústria recicladora, as iniciativas legislativas em prol do lixo zero e as oportunidades de negócios para as empresas de saneamento e de tratamento de resíduos.

Já o Fórum Internacional Cidades Lixo Zero é na quarta-feira (14) e visa debater os aspectos de uma sociedade que opta por estabelecer como meta o lixo zero. Serão apresentados cases e ações definidas pelas cidades que adotaram esta meta, também serão discutidos conceitos, legislação, certificações, educação ambiental, tecnologias do mercado lixo zero e pesquisas desenvolvidas no Brasil e em outros países.

“O município tem uma proposta chamada Tubarão rumo ao lixo zero. A ideia é a redução do volume de resíduos, para isso estamos propondo melhorias e a ampliação da coleta seletiva, além de outras ações, como a criação de ecopontos e a reativação do Galpão Solidário para receber móveis que podem ser reaproveitados. Nestes eventos, a intenção é conhecer mais sobre as ações realizadas em outros municípios e estados, além conhecer alternativas e tecnologias diferenciadas para que possamos pensar em outras atividades para Tubarão”, afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan que representará o município juntamente com o chefe de gabinete Fernando Ferreira.

 

 

Amanda Menger/PMT