Dia do Chocolate: doce é aliado no desempenho esportivo

Marrom, docinho e em tabletes. O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta terça-feira (7). No cenário esportivo, o senso comum fala em evitar e até excluí-lo da dieta do atleta. Mas na quantidade e horário certo, será mesmo um vilão do desempenho físico? A nutricionista Paula Rodrigues Cardoso afirma: “O chocolate faz bem sim! O cacau, principal componente do chocolate, possui inúmeros benefícios”. Além de ser rico em flavonoides, potentes antioxidantes no organismo e que diminuem o risco de doenças cardiovasculares, possui alcalóides, que melhoram a concentração e proporcionam energia.

 

O que ocorre é que diversos atletas possuem dificuldade em dosar a quantidade do doce no dia a dia. “Se eu não como todo dia pelo menos um pedaço dá até dor de cabeça”, revela, rindo, a velocista Karolina Teixeira. Das pistas para as piscinas, a vontade não muda. “Sou uma formiguinha”, afirma a nadadora Fernanda Delgado. O detalhe curioso, é que ambas são campeãs de disputas importantes no Estado, como os Joguinhos Abertos e o Jasc. Em conjunto com o treino e talento nato, será que, de alguma forma, o chocolate pode contribuir para o rendimento esportivo?

 

 

Sim! O cacau presente no chocolate, aumenta a energia e a resistência física. “O que é ótimo para atletas”, ressalta Paula. Isso porque o cacau aumenta a produção de mitocôndrias dentro dos músculos, e elas são as responsáveis pela energia muscular. O doce ainda aumenta os níveis de serotonina – substância responsável pelo bem-estar –, o que gera mais disposição para fazer o exercício. “Ele também contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central e é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação pós-exercício”, conclui a nutricionista, que atende diversos nadadores da equipe de natação de Tubarão.

 

A dose certa 

 

Mesmo com todo o benefício que proporciona, o consumo do chocolate deve ser recomendado com cautela, pois ele contém gordura saturada e açúcar que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde, além de ganho de peso. No mercado, existem diversas marcas diferentes, que nem sempre são da melhor qualidade.” A quantidade hoje recomendada é, em média, 30g ao dia. Mas o horário e a dosagem correta de chocolate vão depender da individualidade biológica de cada um”, informa Paula.

 

E quanto maior o percentual de cacau no chocolate, maior será seu benefício. O recomendado é que a escolha seja sempre acima de 70% de cacau na composição – inclusive durante as competições. Todavia, é preciso ter cuidado durante as disputas. “O que fica restrito durante os torneios, é o consumo de chocolates ao leite, branco (abaixo de 50% de cacau) por levarem mais leite e açúcar do que cacau, podendo trazer problemas e desconfortos gastrointestinais ao atleta”, finaliza a nutricionista.

 

Competidor, que tal uma receita? 

 

Letícia Askel Batista é a atual campeã dos 5 mil metros dos Joguinhos Abertos. Ela divide a carreira esportiva com a paixão pela alimentação saudável, que a levou a estudar Nutrição na faculdade. E, por mais que também seja uma amante dos chocolates, consegue encontrar equilíbrio na dieta e substituir o desejo pelo doce. “Durante a semana consigo ficar tranquilo sem, quando sinto vontade como alguma fruta, gosto bastante de banana com mel também”, conta a competidora. Um detalhe importante que ela já aprendeu durante as aulas é que não é recomendado conter o desejo. “Se ficar com muita vontade, na hora que for comer, pode virar compulsão e acabar comendo até demais”, esclarece.

 

A futura nutricionista deixa uma dica de receita. Experimente o Bolo com Gotinhas de Chocolate Fit. Confira: 

 

Ingredientes

 

3 ovos

 

1 colher de sopa de óleo de coco

 

200ml de leite

 

2 colher de sopa de cacau em pó

 

1 xícara de açúcar mascavo ou demerara

 

2 xícaras de farinha de arroz

 

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de Preparo

 

Acrescente todos os ingredientes no liquidificador, na ordem colocada acima. Bata bem até virar uma mistura homogênea. Antes de ir para o forno, acrescente por cima gotas de chocolate 70%. Coloque no forno uns 25 minutos, a 180°C. Pronto. Agora é só deliciar!