Segunda dose contra o HPV estará disponível no próximo dia 10

A segunda dose da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) será oferecida nas unidades escolares a partir da próxima semana, e a dose só será administrada com a apresentação da carteirinha de acompanhamento. Para as meninas que já estão nessa etapa, o reforço é apenas daqui cinco anos.

As adolescentes de 11 a 13 anos que ainda não receberam a primeira dose contra o HPV, o responsável deve acompanhar a menor até a unidade de saúde com sala de vacina para que a dose seja administrada.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maioria das infecções por HPV não apresentam sintomas ou mudanças. “Habitualmente as infecções pelo HPV se apresentam como lesões microscópicas ou não produzem lesões, o que chamamos de infecção latente. Quando não vemos lesões, não é possível garantir que o HPV não está presente, mas apenas que não está produzindo doença”, afirma o órgão federal.

As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde com salas de vacina, a partir da próxima quarta-feira (10): Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, KM 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Beck e Central.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT