FME avalia possível calendário esportivo no estado

A Federação Catarinense de Esporte (Fesporte) projeta o início das competições do calendário 2020 para o mês de julho e a conclusão em dezembro, com adaptações na formatação.

 

O presidente da entidade Rui Godinho se manifestou nesta sexta-feira (17) e declarou que é possível realizar todos os eventos previstos em pouco tempo e baixo custo. Segundo ele, um novo modelo proposto evitará de ter de paralisar aulas para que escolas sirvam de alojamento. “Se não fossem questões de disponibilidade de praças esportivas, 75 dias seriam suficientes para realizar as disputas”, afirmou Godinho.

 

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Luiz Ernani Buerger, o plano de emergência proposto para o cenário esportivo catarinense é fundamental. “Parabenizo a Fesporte pela iniciativa, informatização e modernização que tem sido feita neste período difícil. Esperamos que tudo isso passe rápido”, ressalta Ernani. Após a normalização das atividades, será feita uma análise orçamentária.

 

Segundo o presidente, a ideia é reunir a FME junto com o prefeito Joares Ponticelli e o vice-prefeito Caio Tokarski, para verificar as condições disponíveis para a participação nos campeonatos que o município de Tubarão está inscrito. “Nós, enquanto FME, vamos nos preocupar principalmente com a logística que envolve desde o transporte, alimentação até os alojamentos”, explica.

 

Calendário enxuto
Geralmente as competições da Fesporte eram distribuídas em dez meses. Por conta do Decreto 509/2020, em função do novo coronavírus (Covid-19), os trabalhos e jogos foram suspensos. Assim, a entidade destacou algumas ideias que podem entrar em vigor.

Uma das estratégias empregadas seria a redução de classificados para a etapa seguinte. Por exemplo, modalidades de luta, como o judô, também reduziria, para 16 atletas.

Nas coletivas, em vez de se classificarem 16 equipes para a etapa estadual, diminuiria para 8. Isso resolveria questão de tempo e de alojamento: três dias podem ser suficientes para o fechamento de uma modalidade.