Consulado Geral de Israel faz doação de biodigestor para Tubarão

Em sua primeira visita oficial a Tubarão, em junho, o Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich, anunciou a doação para o município do HomeBiogas, um biodigestor israelense.

 

O biodigestor foi instalado na escola municipal Professor Cleto da Silva, na Guarda Margem Direita, no início de julho, e sua entrega será oficializada nesta sexta-feira (5), às 10 horas, em solenidade na unidade escolar.

 

O HomeBiogas é um biodigestor israelense que gera energia limpa, renovável e sustentável. Seu funcionamento é simples e dispensa o uso de energia elétrica: graças a uma cultura de bactérias presente no reator do produto, cascas, ossos, restos de alimentos e fezes de animais de estimação são convertidos, diariamente, em até 7 horas de gás de cozinha. Neste sentido, possibilita, de uma só vez, o descarte adequado do lixo doméstico e o acesso a recursos cada vez mais escassos.

 

“Israel é um país pequeno e desértico em mais de 60% de sua extensão territorial. Ainda assim, logrou estabelecer uma indústria agrícola, de manejo de recursos hídricos e de inovação e tecnologia tão avançada a ponto de se tornar referência no assunto. Os biodigestores da empresa Homebiogas, neste sentido, são um exemplo de tecnologia acessível e de fácil implementação que possibilita a famílias e comunidades uma atitude sustentável no dia a dia, bem como dos produtos que a cooperação de Israel com o mundo pode ensejar”, diz o Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich.

 

A implantação do equipamento na escola é um dos primeiros resultados diretos do intercâmbio entre o município de Tubarão e Israel. “O aproveitamento de resíduos é uma iniciativa comum em Israel e que pudemos conhecer de perto por ocasião da missão tubaronense no país em março. A utilização desse equipamento é um dos resultados que surgem da relação de cidades-irmãs entre Tubarão e Haffer Valley e que irá gerar situações promissoras nas áreas da saúde, tecnologia, inovação e agricultura”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

 

“Ficamos felizes com a doação deste biodigestor para Tubarão. Ela ilustra o potencial dos laços de cooperação com Israel e faz avançar a agenda de sustentabilidade tão preementes nos dias de hoje”, complementa o Cônsul.