Riscos e prejuízos que as queimadas causam para o meio ambiente e para saúde

De forma constante a FUNAT vem recebendo denúncias quanto a prática de queimadas nas áreas urbanas e rurais do município. Por conta da quantidade de lixo gerada, na área urbana, é comum encontrarmos fogo, por exemplo, em terrenos baldios, que após a limpeza do local o lixo ou entulho é queimado.

 

Dentre as principais consequências das queimadas é possível citar algumas bem relevantes, como: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardíacos e até mesmo psicológicos. Indivíduos que sofrem com doenças respiratórias, tem ainda mais sua saúde abalada em decorrência das queimadas, sendo um verdadeiro agravante em época que o mundo vive a pandemia provocada pelo vírus Covid-19.

 

Queimada é Crime Ambiental passível de pena de reclusão – conforme descreve o art. 54 da lei 9.605/1998. Se você presenciar esse tipo de crime ambiental em sua região denuncie através dos canais: site tubarao.sc.gov.br (protocolo web), telefone: 3626 8727 ou pelo e-mail meioambiente@tubarao.sc.gov.br.

 

Consequências das queimadas:

1.Contribui para o aumento do efeito estufa

2. Diminui a oferta de água no planeta

3. Compromete o solo

4. É responsável pela destruição da flora e da fauna

5. Desequilibra o clima de uma região

6. As queimadas trazem sérios problemas a saúde humana, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar.