Teste avalia paladar dos alunos da rede municipal

Os estudantes da escola municipal Cleto da Silva e as crianças do CEI Anjos da Guarda tiveram a oportunidade de saborear um novo produto, durante as refeições oferecidas nesta sexta-feira (6).

 


Aos estudantes foi oferecida moela de frango. O alimento preparado com todo capricho pelas merendeiras é uma das novidades que deve passar a fazer parte do cardápio oferecido diariamente nas instituições de ensino da rede pública municipal. Contudo, antes de ser inserido, o alimento passa por um teste de aceitabilidade, durante o qual a equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) observa se produto foi apreciado. “Temos uma grande preocupação em ofertar uma alimentação balanceada e refeições nutricionais, por isso, a introdução de novos produtos é fundamental para que nossos alunos e crianças conheçam e experimentem mais os alimentos in natura”, explica a diretora do DAE, Gabriela Mendes Jeremias.

 


A diretora das duas unidades escolares, Eliane Pereira dos Reis Sandrini diz que o alimento foi bem recebido pelos alunos. “Observamos que os estudantes tiveram uma boa aceitabilidade, gostaram bastante. Este tipo de teste é fundamental para ampliar a qualidade da alimentação escolar”, analisa.

 


Os alunos das escolas de educação básica recebem uma refeição por dia, enquanto as crianças dos Centros de Educação Infantil recebem quatro refeições diárias. “Por isso, é importante variar. Então, para que eles possam ter contato com novos produtos, oferecemos grupos de proteína composto por carne bovina, suína, frango de duas qualidades e peixe”, explica Gabriela.

 


Ao longo do ano, são feitos, geralmente, dois testes de aceitabilidade antes da compra de um novo produto. Gabriela salienta que a análise evita desperdícios. “Faremos a licitação da alimentação escolar no próximo mês e com o teste verificamos a aceitabilidade, pois não adianta incluirmos algo no cardápio que não agrade o paladar dos nossos alunos”, frisa Gabriela, ao acrescentar que o departamento realiza também testes de preparo para ampliar o valor nutricional dos alimentos ofertados.