Dia do Idoso é lembrado em Tubarão

O Dia do Idoso celebrado nesta terça-feira (1º) será lembrado em Tubarão na quinta-feira (10), com a palestra “Envelhecimento e Políticas de Atendimento e Acolhimento à Pessoa Idosa”, que será ministrada pela advogada Ariane Angioletti. O evento promovido pela OAB, em parceria com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, acontecerá no auditório da sede Administrativa da OAB, a partir das 14 horas, e terá como público-alvo as voluntárias e integrantes dos grupos do programa Oficinas da Sabedoria e de demais entidades de Tubarão.

 

O setor de grupos do programa Oficinas da Sabedoria, vinculado ao gabinete do prefeito, é desenvolvido em Tubarão por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. Com coordenação da assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan e de Eza Zabotti conta com 29 grupos, distribuídos em vários bairros do município, totalizando cerca de 740 integrantes.

 

Trabalhos socioeducativos como palestras com fisioterapeutas, nutricionistas, enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e médicos, entre outros, visam desenvolver autonomia, melhoria na saúde, maior convívio social e ampliação da qualidade de vida do idoso.

 

Capacitações e treinamentos, em parceria com a Unisul, como o curso de Inclusão Digital, e Sesc, por meio de Rodas de Conversa, buscam motivar a pessoa idosa, demostrando a importância da convivência grupal e resgate da cidadania.

 


A política de atendimento para a pessoa idosa no município trabalha em parceria com as Políticas Públicas de atendimento ao segmento do idoso: saúde, assistência social (idoso em situação de vulnerabilidade e risco social), esporte e lazer, cultura, educação, transporte e urbanismo. “É de grande importância a integração das politicas públicas de atendimento ao segmento do idoso, para que haja proteção integral fortalecimento da garantia dos direitos da pessoa idosa”, salienta a assistente social, Kátia Nilvan Cardoso Bressan.

 


Eza Zabotti aproveita para parabenizar as pessoas idosas, pelo seu DIA, especialmente às voluntárias do programa Oficinas da Sabedoria, que realizam um trabalho frente aos seus grupos com muito amor e dedicação: “Temos que tratar os idosos com mais respeito e carinho”, afirma.