Atendimento e comunicação foram temas de capacitação continuada para as Agentes Comunitárias de Saúde

Divididas em cinco grupos, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) vão receber uma educação continuada, promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), referente a comunicação e o atendimento realizado à população. Durante esta terça-feira (1º) ocorreu o primeiro encontro com as funcionarias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Passagem I e II, Campestre, Mato Alto e do CAIC.

 

Foram diversas palestras ministradas para cerca de 30 servidoras. Pela manhã a gerente de saúde Chaiana Marcon e a coordenadora da Atenção Básica Vanessa Venâncio, realizaram uma capacitação sobre o acolhimento prestado pelas funcionárias. “Elas são o elo entre a comunidade e o posto de saúde. São fundamentais em todo esse processo, inclusive no acolhimento, que também faz parte das funções das agentes”, pontua a gerente.

 

A coordenadora da Ouvidoria Municipal, Rita Elisabete, foi quem iniciou a a tarde para falar sobre o atendimento das agentes com a população, ouvidoria e a importância delas na organização da Atenção Básica. “Procuramos enfocar, esclarecer e mostrar como elas são importantes, pois são elas que pegam informações e tem um primeiro contato com os pacientes. A relevância de encontros como estes é gigantesca e o retorno foi bem positivo”.

 

Com o tema “Comunicação para relacionamento pessoal e atendimento”, o assessor especial para assuntos Institucionais da Prefeitura de Tubarão, Ramires Sartor Linhares, promoveu a segunda palestra. Foi discutido sobre os veículos de comunicação, feedback e pontos importantes para a comunicação interna.


Na próxima terça-feira (8), as ACS das unidades do Recife, São Clemente, São Luiz, Revoredo e Humaitá recebem a capacitação.