Sem repasses da União, construção de CEI no bairro São João ME sofre atrasos

Tubarão está na iminência de viver um momento especial na área da Educação Infantil com o fim da fila de espera por uma vaga, situação que dificultou a vida de quase 700 famílias no início de 2017 e deve ser oficialmente eliminada nas próximas semanas. As comemorações dessa conquista seriam ainda mais completas, não fosse o atraso de quase um ano e meio no repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as obras de construção do Centro de Educação Infantil (CEI) Sonho Infantil, no bairro São João Margem Direita, que estão paralisadas.

 

Iniciadas em setembro de 2017, as obras do espaço projetado para receber mais de 120 crianças foram paralisadas em maio de 2018. Sem perspectivas na estabilização dos repasses do Governo Federal, financiador da obra, a empresa Delt Construções preferiu rescindir o contrato. A prefeitura prepara um novo edital para relicitar a execução do restante dos trabalhos.

 

Pouco mais de um quarto da obra (26,7%) foi concluído. A prefeitura lamenta o impasse por parte da União que impede o município de ver logo concluídas duas novas escolas infantis.

 

“Tive recentemente em Brasília encontros promissores com o então presidente de FNDE Carlos Alberto Decotelli na construção de uma solução para o nosso caso, mas infelizmente houve uma troca no comando do órgão e toda aquela negociação voltou à estaca zero”, lamenta o prefeito Joares Ponticelli.

 

No outro CEI em construção, no bairro São Martinho, as obras estão quase 20% prontas e não chegaram a ser afetadas pelo atraso no repasse de recursos do Governo Federal. Hoje, os trabalhos se concentram na construção no muro de contenção em uma das laterais do terreno.