Conferência do Idoso discute políticas e direitos

Representantes Governamentais, Não Governamentais, usuários da Política da Pessoa Idosa e participantes do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa representaram o município de Tubarão na 5ª Conferência Estadual do Idoso, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis, nesta segunda-feira (2).

 


O evento foi realizado pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e teve como tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.

 


Um dos objetivos do evento foi elaborar propostas de políticas públicas para o estado, encaminhando relatório à comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

 


A 5ª Conferência teve como eixos temáticos: 1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 


O objetivo é fazer com que as políticas públicas de proteção à pessoa idosa sejam cumpridas de acordo com o Estatuto do Idoso.