Projeto “Programando o Futuro” é lançado em Tubarão

Foi lançado nesta quinta-feira (3), o projeto “Programando o Futuro”, iniciativa que visa capacitar jovens do serviço militar, para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação). O secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo participou do evento realizado no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Tubarão.

 


O projeto é pioneiro no Brasil, nestes moldes, e foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019. Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão de obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar. A primeira etapa – Introdução à Programação – terá aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras, no IFSC.

 

Na Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo, dos quais apenas 109 têm a oportunidade de se tornarem efetivamente militares. Neste processo, o jovem passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo, dentre outros.

 

Encampada pela Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) por meio do Núcleo de TI e da Prefeitura Municipal de Tubarão através do programa Geração 2050, o projeto conta com o apoio da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército e do IFSC e com a parceria das empresas Attornatus, GAM, Minha Entrada, News Soft, Ostec, Engie Projedata, Trier Sistemas e WMW Sistemas.

 

Informações: Associação Empresarial de Tubarão (ACIT)