Concluído o trabalho de estaqueamento da passarela de concreto

Considerada uma das etapas mais complicadas na construção da passarela em frente a Unisul, a colocação das estacas para fixação das colunas de apoio da estrutura de concreto está 100% finalizada. Os dois últimos conjuntos de estacas foram colocados na margem esquerda do rio e o canteiro de obras cada vez mais chama a atenção de quem passa pela beira-rio ou pela ponte pênsil.

 

Essa primeira etapa exigiu uma preparação especial por parte da empreiteira responsável pelas obras. Para executar os estaqueamentos foi necessário construir o chamado aterro hidráulico, uma espécie de estrada provisória de pedras até o ponto onde ficarão as colunas no leito do rio. Quando a obra estiver pronta, o aterro será removido.

 

Agora, a empreiteira fará na margem esquerda os blocos de coroamento (sapatas), as colunas e, por fim, a travessa para o encaixa das vigas que formarão a passarela. Na margem direita, uma coluna já está com as três etapas de construção prontas e a outra resta ainda a travessa.

 

A passarela de concreto terá um custo de R$ 3.659.894,63. A travessia de concreto armado protendido terá cerca de quatro metros de largura – dois metros livres para a ciclofaixa e 1,5 metro livre para os pedestres e cadeirantes.