Reunião do Compac discute inclusão de registro da Lira Tubaronense como Patrimônio Imaterial Histórico

Os conselheiros que integram o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural (COMPAC) realizaram nesta terça-feira (6) a reunião mensal, em encontro na Sala de Atos do Paço Municipal.

 

Dentre vários assuntos discutidos, destaque para o início das discussões sobre a proposta de inclusão do registro da Sociedade Musical Lira Tubaronense como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial, que culminou com a criação do Grupo Temático (GT), que ficará a cargo de realizar o estudo sobre a possibilidade. Este grupo será formado por alguns conselheiros e por representantes da sociedade civil, a serem convidados. Está prevista a entrega de um parecer prévio na próxima reunião ordinária, para avaliação do COMPAC.

 

Outro ponto discutido durante o encontro foi o direcionamento a ser dado, de acordo com a legislação do COMPAC, para resposta a um ofício encaminhado pela Câmara Municipal de Vereadores, que questionou sobre a possibilidade de estudo acerca do tombamento de duas casas centenárias, que pertenceram aos imigrantes que colonizaram o sul do país.

 

Por fim, ficou definido que, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os imóveis do município que foram tombados antes da lei do COMPAC, instituída em setembro de 2018, receberão visitas técnicas por parte dos conselheiros.

 

A próxima reunião acontece no dia 3 de setembro.