FMS promove capacitação sobre aleitamento materno para agentes de saúde

Considerado o mês da amamentação, Agosto Dourado surgiu para conscientizar os pais sobre a importância do leite materno na vida do um recém-nascido. Para levar mais conhecimento para toda a população, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo palestras sobre o tema com profissionais da área da saúde.

 

A primeira delas ocorreu na tarde desta terça-feira (06). Ministrada pela consultora em aleitamento materno e fonoaudióloga, Daniela Willig, teve como público-alvo, as agentes comunitárias de saúde (ACS), que tiveram acesso a material teórico, dados e curiosidades sobre todo o período da amamentação e também materiais lúdicos, com os quais aprenderam a auxiliar as mães em todo o processo. “Essa relação consegue, além de trazer informações sobre a saúde delas, até prolongar mais esse processo da amamentação, pois acabam sendo estimuladas pelas profissionais”, frisa a palestrante.

 

Capacitar os servidores é fundamental, pois possuem um contato direto com as pacientes. Como é o caso das agentes de saúde, que são as primeiras a terem uma conversa com as puérperas após irem para suas residências. Rosalba Jacinta da Silva, trabalha há 11 anos como ACS, e atualmente é integrante da equipe do bairro Congonhas e para ela, as capacitações são extremamente relevantes. “Os conhecimentos adquiridos aqui nos ajudam cada vez mais no nosso trabalho, porque somos o elo entre a Unidade Básica de Saúde e as famílias. Precisamos disso para levarmos informações novas e corretas para as casas.”

 

A próxima palestra acontece na sexta-feira (09) para os enfermeiros, no auditório da FMS, a partir das 13h30. E ao longo do mês, odontólogos, auxiliares de consultório dentário e técnicos de enfermagem também serão capacitados.

 

Números – Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, atualmente apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses e só 32% continuam sendo amamentados até os 24 meses. Algo muito abaixo do esperado, já que até o sexto mês a criança deve somente se alimentar com leite materno e ser amamentado até os dois anos, pois é o alimento supre toda sua necessidade nutricional.