Aulas de ginástica são oferecidas gratuitamente para a terceira idade

Acordar cedo toda quarta e sexta-feira já virou rotina para a dona Esterina da Silva Cardoso, 86 anos. Moradora do bairro no Oficinas, há dois anos a idosa adora se exercitar com o grupo de ginástica para a terceira idade, localizado na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Tubarão. “Eu pulo da cama cheia de vontade”, relata sorridente. A atividade é promovida pela Prefeitura de Tubarão, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte, em diversos bairros, semanalmente de forma gratuita.

 

Ao lado de Esterina, Maria da Graça Claudino é outra frequentadora assídua do projeto social, em Oficinas. Com 70 anos de idade, ficar parada dentro de casa é perturbador, diz ela. Por isso, além de se doar a trabalhos voluntários, gosta de movimentar o corpo e manter a qualidade de vida. “Nem o frio me assusta. Fico agoniada se não vir”, observa. Quem ministra os exercícios é a professora Morgana Lopes.

 

No comando da voz da educadora, os aposentados vivem diversos estímulos, desde a coordenação motora, raciocínio rápido ao amor próprio, com as mensagens ao fim de cada aula. “Diversos movimentos são inspirados no pilates, nas funcionalidades do a dia a dia, a própria interação com outras pessoas. Isso tudo é um crescimento recíproco: para eles na qualidade de vida e para mim quanto profissional, aprendendo com pessoas tão experientes”, revela Morgana.

 

Os casais também tem espaço para zelar a saúde, como o Antônio Carlos Barbosa e a esposa Maria Marlene Honorato, que iniciaram as aulas de ginástica nesta semana. Ex-jogador de futebol, ele descreve cheio de energia a felicidade em, agora, fazer parte de um grupo tão unido. “Além dos exercícios, fazemos novas amizades. Estou adorando”, afirma.

 

Nesta sexta-feira (2), no núcleo bairro oficinas, 95% do grupo esteve composto por idosas, sendo Antônio o único homem participando. Diante da falta de participação masculina, Morgana deixa o convite: “Estamos esperando a comunidade, inclusive os homens, venha participar, é gratuito”.

 

Os benefícios do exercício para a longevidade

 

A ginástica auxilia na manutenção da saúde, com diversos benefícios à população da terceira idade, como o controle da ansiedade, diminuição da obesidade, problemas cardiovasculares, artrite e previne a osteoporose. Os movimentos usados melhoram o equilíbrio, o reflexo e até a velocidade de andar, ajudando a executar pequenas e grandes tarefas diárias, bem como evitando o risco de quedas e lesões.

 

Confira na galeria de fotos os locais e horários das aulas.