Definida a empresa que fará análise técnica da situação das pontes sobre o rio Tubarão

O contrato para realização dos procedimentos técnicos para análise das condições estruturais das cinco pontes de concreto sobre o rio Tubarão, na área central e, nos bairros Morrotes e Passagem, foi assinado nesta quarta-feira (24). O trabalho será executado pela empresa Medeiros, Menegaz & Speck Consultoria e Engenharia Ltda, vencedora do processo de licitação.

 

O valor estimado para os serviços no lançamento da licitação, no início deste mês, era de R$ 137.290,00 – a empresa vencedora da concorrência apresentou a menor proposta no valor de R$ 90 mil. O prazo de execução é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviço.

 

Serão analisadas as pontes Orlando Francalacci (ponte do Quartel), Dilney Chaves Cabral (Centro), as geminadas Heriberto Hülse e Nereu Ramos (Terminal Urbano) e Manoel Alves dos Santos (Morrotes). No edital de licitação a prefeitura exigia o levantamento técnico sobre a geometria e condições viárias, acessos, cursos d’água, encontros e fundações, apoios intermediários, aparelhos de apoio superestruturas em vigas e em lajes maciças, pista de rolamento, juntas de dilatação, barreiras e guarda-corpos, sinalização e instalações de utilidade pública.

 

Os diagnósticos servirão para definir o conjunto de atividades que, futuramente, serão realizadas para eliminar defeitos e reduzir a velocidade de degradação das pontes, aumentando a vida útil, acrescer ou substituir os materiais para devolver às estruturas condições, próximas das iniciais ou até melhores, de capacidade de carga, e recuperar ou reforçar as pontes e introduzir modificações necessárias.