IST e hepatites virais são temas de palestra ofertada para usuários do CAPS-AD

Com o objetivo de dialogar sobre os cuidados com a saúde e principalmente alertar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), foi realizado um encontro na última sexta-feira (19) com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Na oportunidade foi conversado sobre as hepatites virais, já que estamos no mês julho amarelo, que é referente a conscientização das mesmas.

 

Na palestra foram abordados temas sobre: os tipos de hepatites, formas de transmissão, prevenção, tratamento, comportamentos de riscos e a importância de fazer os exames regularmente para detecção, como os testes rápidos.

 

O tema foi bem recebido pelos frequentadores e provocou várias dúvidas. “Esses encontros em grupo são importantes, pois conseguimos falar sobre um assunto necessário e ao mesmo tempo grave. A gente acaba esclarecendo dúvidas que muitas vezes as pessoas têm vergonha de perguntar, e também é uma oportunidade de chamar atenção para os comportamentos que nos tornam vulneráveis a essas infeções e reforçar as formas de prevenção”, ressalta a coordenadora do Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), Débora Vandresen.

 

É importante lembrar que para detectar as infecções, são oferecidos em todas Unidades de Saúde (UBS) e no CAPS-AD, testes rápidos para a população.