Atividades marcam o Dia da Bandeira em Tubarão

Ao som da Banda Marcial do colégio Dehon, o Dia da Bandeira foi comemorado em Tubarão com uma solenidade na manhã desta quarta-feira (19) em frente ao Centro Municipal de Cultura- Museu Willy Zumblick.

O prefeito Olavio Falchetti e a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes participaram da solenidade.

A 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria realizou o hasteamento da bandeira do Brasil e incinerou as bandeiras que estavam desgastadas pelo tempo de uso. Condecorações a militares também fizeram parte da programação em homenagem a data. Realizado anualmente, a 3ª Companhia concedeu a medalha de Praça Distinta, oferecida ao melhor soldado do ano.”Os soldados que iniciaram na corporação neste ano participarão da seleção. Porém, são analisados vários aspectos e o melhor durante o ano, recebe esta medalha”, explica o comandante major Gilson Tomelin. Na solenidade diversas entidades e unidades de ensino participaram das homenagens ao Dia da Bandeira.

A ordem do dia enviada pelo Comandante do Exército Enzo Martins Peri destacou também homenagens à data. Na solenidade, a ordem do dia foi lida pelo Chefe de Gabinete do prefeito Carlos Fernando Bairros Ferreira. “Nossa bandeira, em seu histórico percurso, mais que representar o espaço geográfico e seu potencial, faz pulsar, a cada tempo, a concórdia, a solidariedade, a harmônica convivência dos poderes, o sentimento de justiça, o respeito e aceitação aos diferentes (…) Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilha”, descreve na Ordem do Dia o comandante Enzo Peri.

Priscila Ladislau/PMT