CEI Leonor Lima Brasil inaugura nova sala, parque e área externa coberta

Depois do nascimento do filho, as mamães têm o direito de dedicar total atenção ao bebê nos primeiros meses de vida, no entanto, mais cedo ou mais tarde, chega a hora de voltar a rotina de trabalho. Não é fácil ficar longe do pequeno. O coração aperta e a preocupação toma conta dos pais. Para amenizar a angústia, Vanessa de Andrade foi até o Centro de Educação Infantil Leonor Lima Brasil, creche municipal localizada na comunidade onde mora, bairro oficinas. Ao ver a dedicação das professoras, o cuidado de cada profissional, não teve dúvidas: era ali que deixaria seu neném aos oito meses de idade.

 


Hoje, olha para trás e não se arrepende, pois a segurança aumenta a cada novo sorriso do filho ao buscá-lo na escolinha. “São muito atenciosos”, relata e completa expressando a felicidade ao ver a nova conquista do CEI.

 


Neste sábado (20), às 16 horas, serão inaugurados três novos espaços na instituição: uma sala, uma área externa coberta e um parquinho. Os investimentos fazem parte do pacote de obras e serviços no valor de R$ 1,5 milhão, que vão beneficiar várias unidades escolares, com reformas, pinturas, construção de salas de aulas e banheiros, instalação de equipamentos de ar-condicionado e compra de novos computadores.

 


Quitutes julinos estarão à venda no dia, que promete ser marcante e com muita diversão para a garotada. Entre os alunos, está Joaquim Antunes de 4 anos, que já está aproveitando a nova salinha e os novos brinquedos coloridos. “No parque, eu corro, brinco, escorrego, é muito legal”, diz o menino, todo sorridente.

 


Um dos objetivos desde a fundação do CEI Leonor Lima Brasil é promover a proximidade dos pais com a escola, já que é “uma extensão da família”, diz a diretora Rosilene Machado Ferreira.
Quando existe unicidade nas duas vertentes, aliado à integração do poder público, só há benefícios. “Se a criança entende o que é um obrigado, por favor, com licença com as professoras e em casa ela ouve isso, ela colocará em prática”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva. Afinal, facilita o crescimento educacional pedagógico da criança, físico referente à estrutura do espaço escolar e ao relacionamento interpessoal do futuro cidadão.

 

Rotina em tempo integral


Os pequenos estudantes chegam até a escolinha ainda cedo, às 7h30, para a rotina em tempo integral. Lá recebem o tratamento com muito carinho e afeto – que é em dobro, tendo em vista o número de mamães que trabalham no ambiente. “Professoras, estagiárias, todos têm afeto e carinho como mãe”, afirma Vânia Braga de Oliveira, secretaria do CEI. Nos intervalos da recreação e ensino, lanches, café da manhã, almoço e janta são cuidadosamente preparados e dados às crianças. As refeições seguem um cronograma para que atenda às necessidades nutricionais da vida que está em desenvolvimento.

 

Vô Júlio


Óculos, cabelo branco e suéter. Basta colocar o pé dentro do CEI Leonor que a criançada já reconhece a figura que ali chegou. Indo até a creche para fazer pequenos reparos e pinturas, Antônio Júlio conquistou o coração de novos netinhos. Uma das pessoas mais ativas na comunidade, à frente de vários projetos e inovações, Vô Júlio, como é carinhosamente chamado, se emociona ao falar sobre o amor recebido na escolinha. “Quando eu chego aqui e ouço tantas crianças me chamarem de avô é muito gratificante, não tenho palavras. Não é diariamente que eu venho aqui, mas… quando posso é sempre muito bom”, finaliza.