Enfermeiros recebem capacitação para uso de protocolos

Os enfermeiros que atuam na Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão receberam, na última quarta-feira (21), uma capacitação para uso dos Protocolos de Enfermagem, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis em parceria com o Coren/SC, ministrado pela conselheira Elizimara Ferreira Siqueira. Os protocolos integram múltiplos documentos e recomendações, baseados em evidências em uma ferramenta ampla e concisa.

 

Na ocasião o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol assinou os termos de adesão que permitem a utilização dos protocolos. “Esse é um marco importante para a enfermagem e principalmente para a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão. É essencial o atendimento desses profissionais”, destacou.

 

 

A gerente da FMS, enfermeira Chaiana Marcon, a presidente da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Shaiane Salvador e a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Vanessa Venâncio, ressaltaram a importância de qualificar os enfermeiros para dar resposta ao usuário dos serviços de saúde até no mesmo dia e que isso significa acesso. Além disso, contribui não só para saúde, para atenção primária, para enfermagem, mas sobretudo a assinatura do termo de adesão contribui para o aumento do acesso a saúde a população.

 

 

Os protocolos passarão a ser utilizados após os dois últimos encontros da capacitação dos enfermeiros que vão ocorrer no próximo mês. São protocolos que definem os procedimentos da enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva: Dengue/Tuberculose; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto; e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.