Projeto estimula leitura dos alunos da escola João Hilário de Mello

Para possibilitar aos alunos o domínio da leitura de diferentes gêneros e fazer do ato de ler um prazer, a EMEB João Hilário de Mello realiza desde o último ano, com as séries finais (6º ao 9º ano, o “Projeto Leitura”.

 


No sábado (13), o projeto avançou mais uma etapa e se transformou no 1º Café Literário, durante o qual houve a escuta de algumas propostas de leitura e escrita feitas por Marilane De Pieri, Maria Salete De Faveri e Raquel da Silva Margotti, professoras e diretora da instituição e por alunos. “Os estudantes tiveram acesso a textos e a interpretações que, provavelmente, não teriam sem a mediação docente”, conta a professora de Língua Portuguesa, Edilene Furlan De Bona.

 


A escritora local Maria Antonieta Perito Margotti e a mãe de aluna da escola, Maria Aparecida Bittencourt explicitaram aprendizagens que retiraram a partir da leitura de algumas obras. “O nome Café Literário surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura à partilha de um café delicioso, promovendo um evento lúdico, possibilitando o contato com a leitura de maneira prazerosa”, destaca Edilene.

 


Ainda com o auxílio da professora Sônia Porto, os alunos participaram do “Soletrando” com as palavras retiradas das obras que leram e não tinham conhecimento, que foram pesquisadas no dicionário. “Nosso evento foi emocionante, prazeroso e de muito aprendizado. Esperamos ansiosos pela realização do próximo projeto”, salienta a professora Edilene.