Intercâmbio: treinador de atletismo volta da Colômbia com novos métodos

Viajar para qualquer lugar é agregar novas culturas, contatos pessoais e sair da zona de conforto. Técnico da Cidade Azul, Marcos Paulo Huber esteve em Bogotá, Colômbia, participando de um intercâmbio esportivo até esta sexta-feira (12). Com recursos próprios, Huber conheceu a Unidad Desportiva El Salitre, dona da melhor pista oficial de atletismo do país estrangeiro.

 

Como guia e amigo, esteve ao lado de Maurício Hernandes, treinador colombiano com participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e que compartilhou todo conhecimento com o tubaronense. “Consegui diversas oportunidades, como observar as duas principais atletas do país dos 400 metros. Ouvi recomendações, os métodos utilizados, além de conversar com elas”, relata Marcos.

 

Ele ainda teve o prazer de sentar-se exclusivamente com Maurício. Pode tirar dúvidas, aprendendo os principais detalhes da periodização colombiana e como foi a produção de atletas tão velozes. “São modernas sequências de treinamentos que, agora, posso aplicar no atletismo de Tubarão”, completa. Diante do esporte de alta performance, Huber além de observar também ensinou em parte do intercâmbio, treinando os corredores de elite.

 

Vislumbrado com a receptividade e simpatia da Colômbia, o técnico tubaronense revela que, no Brasil, não seria tão fácil conseguir contato tão direto como na nacionalidade vizinha. “Fora das amizades de Santa Catarina, acredito ser difícil alcançar tamanha orientação e acesso ao treinamento, principalmente nos eixos São Paulo e Rio de Janeiro”.

 

Na bagagem, além da sabedoria, volta para casa com esperança. Sonha no futuro próspero para o atletismo do município, com atletas profissionais e cheios de força de vontade. Afinal, no alto rendimento não tem segredo e sim paciência, foco e continuidade.