Caruru: escola desativada vai ser transformada em unidade assistencial de saúde

Um projeto de auxílio às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Guarda e do São Martinho I, promete dar assistência ao acesso da saúde pública para, em torno de, 500 famílias da comunidade do Caruru. A Escola Municipal do Caruru, que está desativada há alguns anos, vai passar por um processo de transformação, que vai beneficiar os moradores. A estrutura e o espaço foram avaliados pela divisão de manutenção e reformas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e está preste a iniciar as obras no local.

 

A ideia surgiu em busca de levar uma melhor qualidade de saúde e seu acesso para essas pessoas que possuem pouca mobilidade, já que a comunidade é rural e fica localizada distante das unidades mais próximas. “Nós, profissionais da saúde, só queremos levar o acesso à saúde nos lugares que mais precisam”, relata a coordenadora da Policlínica Central, Rita de Cássia Schmitz.

 

O projeto aceito, foi elaborado pela coordenadora e acompanhado do diretor-presidente FMS, Daisson José Trevisol; o prefeito Joares Ponticelli e o vice, Caio Tokarski. Os serviços, a princípio, serão iguais a todas unidades de saúde, o que muda é que os profissionais farão rodízio para atender este novo espaço. Até então, haverá atendimento uma vez na semana e depois será feito uma reavaliação de demanda para o local.

 

Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe da infraestrutura começou o processo de limpeza e poda de árvores do lugar. E os orçamentos também já são realizados. A previsão é que os trabalhos iniciem em 15 dias e terá ajuda de toda a comunidade.