A partir de terça-feira (8), salas de vacinas terão as doses de pentavalente

No início do último mês, o Ministério de Saúde (MS) emitiu uma nota explicativa sobre a falta de desabastecimento de duas vacinas, por motivos distintos, a DTP e a pentavalente. Na manhã desta sexta-feira (4), a Gerência Regional de Saúde de Tubarão recebeu 40% da quantidade necessária da pentavalente e a partir desta terça-feira (8) os moradores podem receber a dose nas salas de vacinas do município.

 

 

Na segunda-feira (7) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem sala de vacina, receberão as doses da pentavalente, distribuídas igualmente desse porcentual. Assim, no dia posterior, todos os adultos ou crianças que precisam atualizar a caderneta de vacinação, podem comparecer no posto mais próximo e aplicar a vacina.

 

 

A vacina DTP é realizada aos 15 meses e aos 4 anos, é responsável pela imunização contra a difteria, tétano e coqueluche. Já a pentavalente, que é dada aos 2, 4 e 6 meses de idade, protege contra o Haemophilus influenza e tipo B, coqueluche, tétano, hepatite B e difteria.

 

 

Porém, a DTP ainda não encontra-se no estado e deve continuar no prazo proposto na nota emitida pelo Ministério de Saúde, onde a normalização está prevista até o início do próximo mês.

 

 

Com a chegada de algumas doses de pentavalente, a DTP pode ser utilizada por meio dela, como explica a enfermeira da coordenação da Atenção Básica, Shaiane Salvador. “A penta protege contra mais doença que a DTP, e dentro dela tá todas as doenças que a vacina protege e mais algumas, assim pode haver essa substituição, já que é ela é mais abrangente e consegue suprir”.

 

Horário ampliado sala de vacina da Policlínica Central

 

Para facilitar a disponibilidade de horários para os tubaronenses, a sala de vacina está em horário estendido. Localizada na rua Antônio Delpizzo Júnior, de frente para a antiga Hydra, tem o horário de funcionamento das 8 até as 22 horas, com distribuição de senhas até as 21 horas e sem fechar ao meio dia.