Rede pública de saúde tem poucas doses da vacina contra gripe

Chegou ao fim na última sexta-feira (31), a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza para os grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (03), foi determinado pelo Ministro da Saúde, a liberação da vacina para a população geral, em todos o país. Quando a nota foi divulgada, em Tubarão havia apenas 500 doses para 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

A cobertura vacinal da cidade até o último momento da campanha atingiu a meta ao alcançar 90% do grupo prioritário, imunizando 39 mil pessoas. Nesta segunda-feira (3), o estoque foi praticamente zerado, uma vez que houve grande procura nas unidades de saúde e, segundo o Ministério da Saúde (MS), não haverá nova remessa aos estados.

 

A quantidade de doses é bem inferior à demanda de pessoas que querem ser imunizadas. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol reforça que mesmo sem a dose na rede pública, é importante procurar de forma privada. “É importante que as pessoas procurem a vacina nas redes particulares, já que é a única forma de se proteger contra o vírus.”

 

Segunda morte confirmada em Tubarão

 

Internado desde o dia 19 de maio no Hospital Nossa Senhora da Conceição, um morador de 82 anos de Tubarão não resistiu às complicações causadas pelo vírus da Influenza e faleceu no último dia 24. De acordo com informações da Regional de Saúde, o homem já possuía doenças cardíacas e pulmonares, e diabetes, o que acabou deixando seu quadro de saúde mais agravado. Este é o segundo registro de morte pelo vírus na cidade, o primeiro aconteceu no início de março, quando um homem de 52 anos deu a entrada no HNSC para uma cirurgia e acabou adquirindo a doença.

 

Prevenção

 

Com o vírus presente em Tubarão e com falta de doses para todos os habitantes, é importante se prevenir. Do grupo prioritário ou não, a vacina é o único método eficaz contra a influenza.

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam no ar. Essas entram em contato com outra pessoa e causa a contaminação. O importante é sempre ficar atento a como ficar longe do vírus. Alguns das dicas que ajudam a prevenir a chance de ser contaminado:

1. Sempre lavar as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas.

2. Deixar o ambiente sempre ventilado para a circulação do ar.

3. Cobrir boca e nariz sempre quando for espirrar ou tossir.

4. Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa.

5. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres.

6. Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão.

7. Evitar aglomerações em lugares fechados.