FMDS inicia trabalhos para diagnóstico de trabalho infantil em Tubarão

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) iniciou nesta quinta-feira (16) a preparação do diagnóstico de trabalho infantil no município. A primeira etapa foi uma palestra direcionada aos servidores do setor, profissionais da saúde e da educação, conselheiros tutelares, conselheiros de direito e técnicos que atuam nas entidades de atendimento à criança e ao adolescente.

 

A palestra foi ministrada pelo consultor e advogado André Viana Custódio, um especialista em questões que envolvem o trabalho infantil e que atuou em uma capacitação sobre o mesmo tema com os servidores no ano passado.

 

O prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da FMDS André Fretta May participaram do evento.

 

“Temos hoje na cidade uma boa oferta de empregos na área de tecnologia e inovação, mas falta mão de obra qualificada. O programa Geração 2050 busca suprir essa carência, mas ainda está no início, formou duas turmas ano passado e formará outras duas neste ano. O que vocês fazem hoje nos ajudará bastante a descobrir onde estão os pontos fracos que podem explicar essa situação que envolve educação e mercado de trabalho. Muitos dos problemas não são de responsabilidade do município, mas no fim das contas caem nos indicadores da cidade e isso é de nosso interesse. Vou aguardar com ansiedade pelo relatório final, que será um norteador importante de qual caminho devemos seguir”, destacou o prefeito.

 

A previsão é que o diagnóstico seja concluído em agosto deste ano.