Oficina sobre Educação é realizada na Escola Faustina da Luz Patrício

Como parte integrante da programação do Congresso Educar Transforma, a oficina “Criança pergunta, criança responde” ocorreu nesta quarta-feira (4), na Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício, no bairro Oficinas.

Os alunos do 5º ano puderam experimentar uma série de experiências e vivências que objetivavam colocar a pergunta como protagonista do processo de transformação da educação. Muitas vezes, a escola e a sociedade estabelecem uma estrutura onde educação está muito vinculada a uma comunidade de respondedores, onde professores e educadores pautam o processo de avaliação com base nas respostas dadas no processo avaliativo. Mas, durante a oficina as crianças refletiram e praticaram o processo que colocavam a pergunta como norteador desse processo.

No fim da atividade foram produziram três vídeos que serão exibidos nesta quinta-feira (5)durante o evento Educar Transforma. Entre eles destaca-se a reflexão que crianças que usam óculos falam sobre pontos de vista. A oficina foi ministrada pelo educomunicador Anderson Lima que está em Santa Catarina passando por diversas cidades realizando ações educativas inovadoras do seu coletivo ‘Pedal – Pedagogias Alternativas’.

Anderson Lima – é diretor e roteirista de programas infantis na Rede TVT de São Paulo, educomunicador, escritor (autor do livro “Rosa no país das Cantigas”) , professor de filosofia com crianças, diretor do filme “Quando sinto que já sei” e idealizador do “Pedal – Pedagogias Alternativas”, coletivo que realiza ações com foco em educação inovadora em instituições educativas. No ano de 2014 produziu idealizou e produziu a Virada Educação – Santos.

O evento contou com mais de 30 atividades e ocupou espaços públicos e escolas da cidade. Durante três anos desenvolveu, junto ao Projeto Âncora, o “GEMA – Grupo Escolar de Mídia Alternativa”. Durante os anos de 2012 à 2014 realizou em parceria com o MIS-SP e a Secretaria de Cultura do Governo do Estado, a OPALA (Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual), tendo produzido 100 curtas em 100 cidades do estado de São Paulo. Foi roteiristas de comerciais de TV e fotógrafo de campanhas de marketing eleitoral.

Atualmente, escreve para o portal Catraca Livre (caderno para infâncias), coordena, em parceria com o SESC-SP o projeto Ciranda Autonomia e ministra oficinas e vivência em festivais de cinema e no projeto “Mais cultura nas Escolas”.