Talento tubaronense: judoca de apenas 17 anos disputa Campeonato Brasileiro e inspira irmãos na modalidade

No país do futebol, basta uma chuteira e bola no pé para a garotada se sentir jogador. O esporte está entre os mais praticados durante o período infantil, por isso, dos 13 para 14 anos, Rodrigo de Almeida da Rosa viu-se a beira de um embate: ficar nos campos ou seguir no futuro judoca. “Minhas notas começaram a cair no colégio, aí meu pai pediu para optar entre um dos esportes. Foi aí que balancei”, relata. Mas, quando o atleta colocou as duas opções na balança, não teve mais dúvidas que, com o talento que tinha, o judô poderia abrir muitas portas.

 

Três anos depois da decisão, não há arrependimento. Desde a escolha, o judoca é beneficiado com o Bolsa Atleta, programa da Fundação de Esporte, que o incentivou a permanecer arduamente nos treinos diários. Enquanto os parceiros de treinos migravam para outros rumos, Rodrigo permaneceu firme, em busca dos objetivos. “Um começou a namorar, outro a trabalhar, outros saíram por motivos pessoais e só eu que consegui deixar o serviço de lado para focar no judô. Estou muito feliz e vivendo tudo o que queira”, revela.

 

Hoje, com 17 anos, coleciona significativas vitórias na carreira e está prestes a viver a experiência de ir para o Campeonato Brasileiro Região V. Dos quatro atletas convocados da Associação Tubaronense de Judô, o garoto é o mais novo. A competição ocorre neste fim de semana, de sexta-feira (12) a domingo (14), em Brusque.

 

Inspiração desde o berço

 

Vindo de uma família de oito irmãos, Rodrigo é o mais velho entre os homens e desde cedo busca incentivar os pequenos a seguir o caminho judoca. “É muito legal ver eles praticando. Falo sempre que quero vê-los não conquistar o que conquistei e sim ir ainda mais longe”, afirma. André e Thiago, gêmeos de 12 anos, Manuela, de 14, e Gustavo, de 15, dão continuidade dentro do tatame a motivação vindo do berço, integrando também a equipe de judô da Cidade Azul. É importante destacar que Rodrigo também é exemplo de gratidão e humildade, dentro da família. Agradece não só os pais, bem como todos aqueles que, ao longo de toda a trajetória esportiva, estão o ajudando, dos parceiros de treino e CrossFit aos treinadores e instituições. Segundo ele, sem cada um deles, nada seria possível.

 

Convocação técnica

 

Em Brusque, Rodrigo terá uma visão profissional bem familiar ao lado. Técnico da Associação Tubaronense de Judô há dez anos, Thiago Gomes Flores recebeu, nesta quarta-feira (10), a convocação para integrar a Seleção Catarinense no Campeonato Brasileiro Região V. O treinador obteve a oportunidade, graças a aprovação na avaliação objetiva do Credenciamento Nacional de Técnicos (CNT), que é crucial para selecionar os profissionais de trabalho nos eventos nacionais de judô. “A meta sempre foi ser convocado, afinal, traz uma experiência maior, já que é uma competição a nível nacional, realizada no estado. É uma satisfação enorme”, finaliza, comemorando a classificação.

 

A Associação Tubaronense de Judô tem o apoio da Academia Tokage e Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esporte, com o auxílio do Bolsa-Atleta e Técnico.