Voluntárias dos Grupos de Idosos se reúnem para debater projetos

As Voluntárias dos Grupos de Idosos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) se reuniram nesta segunda-feira (8), em convocação extraordinária, para debater diversos assuntos relacionados às atividades desenvolvidas, de acordo com o planejamento mensal elaborado pelas coordenadoras Eza Zabot e Kátia Nilvan Cardoso Bressan.


As 29 voluntárias do grupo discutiram sobre o Programa Oficinas da Sabedoria, que tem como objetivos desenvolver ações que valorizem as pessoas idosas cadastradas no setor de grupos da FMDS, através da convivência grupal, do resgate da cidadania e dos direitos, do potencial criativo e produtivo, na busca de qualidade de vida e da pró-atividade. Atualmente são cadastrados no programa 724 idosos.

 

Foram repassadas no encontro as informações em relação aos trabalhos que serão direcionados aos grupos, assim como o regimento interno e o cronograma de atividades (frequência, datas festivas e cursos). Como destaque, a Missa de Páscoa, no próximo dia 25, às 15 horas, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Monte Castelo.

 

Participaram da reunião, também, profissionais da Unisul que repassaram informações acerca dos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano, e respectivas propostas, conforme a especificidade de cada projeto:

 

– Projeto Inclusão Digital com proposta: aulas de computação, nas quintas-feiras, às 14 horas, no Cettal, Bloco H, com a responsável pelo projeto Silvana Dal Bó.

 

– Projeto Clube da Juventude: tem por objetivo trabalhar o envelhecimento (comprometimento da memória, aprendizagem, linguagem, audição, orientação, funções executivas e o declínio cognitivo). Público-alvo as pessoas idosas a partir dos 60 anos. Acontecerá na Unisul – Bloco D, sala 105, nas segundas (17 horas), terças (14 horas) e quartas-feiras (17 horas). A explanação ficará a cargo da Dra. Daniela Quedi Willig.

 

– Projeto Ciclo de Rodas de Conversa e Atividades que desenvolvem o Estímulo da Memória: Conhecendo as demências, sendo desenvolvido através dos profissionais do SESC, que farão visitas itinerantes nos bairros que possuem grupos de idosos cadastrados no setor.

 

As coordenadoras reforçaram a importância das voluntárias participarem das atividades, de modo a melhorar a socialização e a interação com outros grupos, além de favorecer a prevenção de doenças que são comuns ao envelhecimento.

 

Os projetos serão desenvolvidos em parceria com a Coordenação dos Grupos de Idosos, direcionados ao Gabinete do Prefeito, em parceria com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.