Febre amarela: vacinação terá horários especiais no Farol Shopping

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde (MS) incluiu a vacina da febre amarela no Calendário Nacional de Vacinação, em busca de acabar com os casos da doença no país. O objetivo é que toda a população tome a vacina como método de prevenção à enfermidade. Em Tubarão, desde então, todas as unidades de saúde já cumprem essa orientação.

 

Mais de 13 mil pessoas já receberam a dose da vacina desde fevereiro, segundo dados da Fundação Municipal da Saúde (FMS). Com base nisso, uma iniciativa foi montada para intensificar o número de pessoas vacinadas na cidade. Para tanto, uma ampliação da vacinação contra a febre amarela vai acontecer nos dias 16 e 17 de março, no Farol Shopping, das 11 às 22 horas.

 

Todas as pessoas que estão na idade preconizada, que vai de 9 anos até 59 anos, e que nunca tomaram a vacina, podem receber a aplicação da mesma. “Não temos uma meta específica, mas queremos vacinar o máximo possível de pessoas e continuar orientando e alertando sobre a doença”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.

 

Para quem não conseguir ir, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio das Unidades Básicas de Saúde. E lembrando que, na terça-feira (19), também terá horário especial em todas as unidades de saúde. A aplicação ocorre das 19 às 21 horas.

 

 

Principais dúvidas:

 

1. O que é a febre amarela?

 

A febre amarela é uma doença causada por um vírus, que é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infectado. Em áreas urbanas, o mosquito transmissor pode ser o Aedes Aegypti, o mesmo da dengue.

 

 

2. Quais os sintomas da febre amarela?

 

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, tonturas, mal-estar, icterícia e vômitos.

 

 

3. A dose da vacina vale por quanto tempo?

 

Segundo o Ministério da Saúde, uma dose equivale para toda vida. Uma vez vacinada a pessoa já está imune.

 

 

4. Possui reação adversa?

 

São poucos os casos de pessoas que obtiveram reação a vacina. O que pode acontecer, de 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Já as reações de hipersensibilidade são raras, e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina, aos alérgicos.

 

 

5. Quem não pode tomar a vacina da febre amarela?

 

Em pacientes com doenças cardiovasculares, crianças menores que nove meses, paciente com doenças renais, grávidas ou mulheres que estão amamentando, transplantados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com sistema imunológico deprimido, portadores de HIV, pacientes que fazem tratamento com corticoide e alérgicos a ovo e gelatina bovina.

 

 

6. A febre amarela tem cura?

 

Não existem medicamentos específicos para a cura da doença, apenas que tratem os sintomas. O próprio sistema imunológico do paciente elimina o vírus do organismo.