CEI Leonor Lima Brasil cria horta pedagógica

Para ressaltar a importância de uma merenda saudável e favorecer o consumo de legumes e verduras plantados e colhidos pela própria comunidade e pela escola, as professoras do CEI Leonor Lima Brasil criaram um projeto de conservação da horta escolar.

 

O projeto incentiva a participação direta dos alunos nas atividades ligadas ao uso do solo e promove o contato com a natureza, de modo a proporcionar uma forma de aprendizado saudável e criativa.

 

As hortas da escola foram preparadas no formato dos sinais da matemática, feitas inteiramente com garrafas recicláveis. A maneira de implantação também é uma forma de levar aos alunos, através do lúdico, as noções sobre números e contas matemáticas. Segundo a diretora do CEI Rosilene Machado Ferreira, o projeto foi criado com base em objetivos pedagógicos. “Cuidando dos alimentos e entendendo seu plantio, as crianças do CEI podem se sensibilizar e se conscientizarem de que a vida depende de cada cidadão desse planeta”, conta ela.

 

O projeto visa despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; dar oportunidade aos alunos para aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; conscientizar sobre a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo; sobre a degustação do alimento semeado, cultivado e colhido; e também sobre a importância de criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis.

 

“Um projeto como este traz diversos benefícios aos pequenos estudantes: é um estímulo à inserção alimentar e nutricional no currículo escolar (e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino); favorece uma mudança nos hábitos alimentares dos alunos; e valoriza o intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre aluno e comunidade”, avalia a diretora.