Artesãs preparam exposição Encantado Mundo Infantil

As artesãs domiciliares Marilei Marinho e Katia Anselmo já começaram a preparar o ambiente da exposição “Encantado Mundo Infantil”, que inicia na próxima segunda-feira (08) no Centro Municipal de Cultura – CMC.

 

A mostra de artesanatos contará com confecções manuais de seis artesãs do município, incluindo, em seu acervo, peças como bonecas, barracas, e animais de pano, brinquedos alusivos ao Dia da Criança, celebrado na próxima sexta-feira (12). Os trabalhos ficarão expostos no CMC até 26 de outubro.

 

“Certos brinquedos a gente fez pra trazer o brincar de antigamente às crianças das escolas”, explica a artesã Marilei Marinho, do Ateliê ‘Arte da Luluzinha’. Ela trabalha profissionalmente com artesanato há quatro anos, mas já costura desde que era pequena. “Aos meus 7 anos, minha mãe me ensinou a fazer as roupinhas das minhas próprias bonecas. É muito bonito resgatar essa tradição familiar e levar, de alguma forma, aos pequenos de hoje”.

 

Já a artesã Katia Anselmo, do ‘Ateliê da Kátia’, está na estrada há mais tempo: produz artesanatos em casa há mais de 30 anos. Essa é a primeira mostra que ela participa e conta que está animada, afinal exposições assim ajudam a desmitificar preconceitos. “As pessoas têm uma imagem muito destorcida de artesanato, até negativa. Acham que é feito de qualquer jeito, com materiais ruins, mas estamos aqui para mostrar o artesanato como decoração, como arte”, explica ela.

 

Na segunda e na quinta, o CMC terá uma programação especial para as crianças das unidades escolares municipais. No primeiro dia virão para a exposição cerca de 50 alunos, das turmas de pré-escolar, da EMEB Maria Emília Rocha e também da EMEB Manoel Rufino Francisco; e na quinta-feira (11) virão os alunos do CEI Estrelinha Brilhante e da EMEB Faustina Luz Patrício. Nos dois dias haverá participações especiais, primeiro do Homem Aranha, e no segundo dia, de 35 alunos do CEDUP, que realizarão brincadeiras e contação de histórias com as crianças. Após a exposição, os alunos farão um piquenique no local.

 

Para a assessora de planejamento pedagógico do CMC, Rosimery Schotten, a exposição é uma oportunidade não só para as crianças, mas para toda a comunidade conhecer o belo trabalho das artesãs. “Nosso objetivo é valorizar o trabalho dessas mulheres que são verdadeiras artistas”, comenta a assessora.

 

A mostra “Encantado Mundo Infantil” faz parte da programação da Semana das Crianças, que segue o calendário anual de eventos da cultura.