Município consegue liberação para retomada da pavimentação da estrada de Congonhas

As obras de pavimentação da estrada geral de Congonhas devem ser retomados nos próximos dias de maneira parcial. A prefeitura conseguiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a liberação dos trabalhos nessas condições como forma de preservar os sítios arqueológicos que possam existir na região.

 

A retomada foi possibilitada com Termo de Compromisso de Empreendedor já assinado pelo prefeito Joares Ponticelli e pelo qual o município se compromete a contratar um profissional de arqueologia para acompanhar uma das etapas das obras de pavimentação. Máquinas e operários da empresa vencedora da licitação voltarão aos trabalhos assim que esse termo de compromisso seja publicado no Diário Oficial.

 

Com a realização da publicação, o cancelamento do embargo das obras restará realizado em razão de ser objeto de um acordo realizado entre o IPHAN e a municipalidade, efetivado pela Procuradoria Geral, comandada por Marivaldo Bittencourt Pires Júnior.

 

Esse acordo prevê que o canteiro de obras seja dividido em duas partes, uma liberada para a pavimentação e a outra onde existe a possibilidade real de serem encontrados achados arqueológicos e que terá o acompanhamento de um profissional de arqueologia.

 

A obra

 

As obras na Estrada Geral de Congonhas acontecem no trecho entre a praça do centrinho do bairro e a ponte no limite com Jaguaruna, em uma extensão de 3,2 quilômetros. A ordem de serviço foi entregue em abril, quando a empresa contratada, BCL Empreendimentos, passou a implantar o canteiro de obras e deu início aos trabalhos. Em maio iniciaram os serviços de implantação de redes de drenagem e abastecimento de água.

 

O trecho terá ainda pavimentação, sinalização viária, drenagem e uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna.