Oficinas de preparação para mercado de trabalho são ofertadas para jovens de Tubarão

Uma importante parceria foi fechada entre o Programa Acessuas, CIEE e Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Tubarão, nesta quinta-feira (20).

 

De acordo com a coordenadora do programa, Cristiane Dandolini Pickler, “o Acessuas é uma oportunidade para promover o acesso dos jovens em medidas socioeducativas às oficinas de preparação para o mundo do trabalho, pois a promoção de ações voltadas a geração de trabalho e renda é fundamental para a superação das vulnerabilidades econômica e social e, consequentemente, para o processo de autonomia pessoal destes jovens”.

 

Nas oficinas ofertadas uma vez por semana, na sede do Casep, localizado no bairro Bom Pastor, serão discutidos vários temas, entre eles: comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, como se comportar em uma entrevista de emprego.
Conforme a assistente social Geysa Nunes de Souza, a medida socioeducativa de internação, não pode se caracterizar apenas como privação de liberdade. Algo positivo precisa ser reflexivo no adolescente em cumprimento de medida. “A finalidade nunca foi, e não será a punição. A sociedade precisa estar informada, que dentro do processo socioeducativo, existem profissionais que trabalham a ressocialização e a reinserção social do adolescente, objetivando traçar novos planos para a sua vida”, explica.

 

O que é – O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso dos usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Está localizado na Proteção Social Básica, que atua na prevenção de situações de risco social. O Acessuas tem como público a população urbana e/ou rural, em situação de vulnerabilidade e risco social, residente em municípios integrantes do programa, com idade de 14 a 59 anos. São objetivos do programa: orientar os usuários da política nacional de Assistência Social sobre questões pertinentes ao mundo do trabalho; promover atividades que possibilitem aos usuários reconhecer suas potencialidades; viabilizar o acesso dos usuários atendidos a direitos e serviços; acompanhar a trajetória do usuário no mundo do trabalho.