Ministro do Turismo visita Tubarão e promete apoio à revitalização do Museu Ferroviário (com áudio)

O Museu Ferroviário de Tubarão ganhou mais um importante apoio rumo ao processo de revitalização. A visita a Tubarão do Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, na tarde desta quinta-feira (20), colocou o museu novamente em evidência, depois da polêmica envolvendo a transferência da locomotiva Baldwin Locomotive Works 53.

 

O ministro não conhecia pessoalmente o acervo do Museu Ferroviário, composto por mais de 40 mil itens, e além de visitar toda a área, pôde assistir uma síntese do projeto de recuperação do local, idealizado de forma voluntária pelo escritório da arquiteta Andrea Guglielmi. “Gostei muito do projeto, bastante profissional e adequado ao museu, que com características vencedoras, pode se tornar ainda mais relevante ao projeto de desenvolvimento integrado da região, que precisa de âncoras e esse museu está apto a contribuir muito com o turismo nacional”, ressaltou Lummertz.

 

O ministro lembrou ainda que no Brasil existem 30 trens turísticos que fazem passeios históricos, como o de Tubarão. “Todos são muito lúdicos e nos dão a oportunidade de reviver o passado, com um conceito mais histórico, que trazem consciência da importância de cada região, gerando renda. Temos que seguir esse caminho”, afirmou.

 

Lummertz adiantou que já nesta sexta-feira (21) vai inserir no sistema de convênios do ministério do Turismo, o projeto de recuperação do museu. “Vamos dar entrada no sistema e depois do período eleitoral, definiremos os recursos que serão disponibilizados para Santa Catarina. Tenho compromisso com todo o país, mas certamente vou dar uma atenção especial ao meu estado e ao nosso museu de Tubarão”, garantiu.

 

Para o ministro, a busca de investimentos internacionais também é uma possibilidade bastante viável. “Tubarão está localizado no centro do progresso e temos todas as condições para buscar investimentos estrangeiros, pois este é um caminho que vem sendo cada vez mais usado por muitas cidades do país e pretendemos também abrir esta perspectiva para o sul do estado”, salientou.

 

O prefeito Joares Ponticelli ficou satisfeito com a vinda o ministro.  “A visita do ministro ao nosso Museu Ferroviário é emblemática, pois como essa questão envolvendo a locomotiva 53 ainda não está totalmente resolvida, nós podemos contar com um forte aliado, que vai debater essa pauta com o ministro dos Transportes, que foi quem assinou o convênio liberando essa relíquia para a cidade carioca de Miguel Pereira”, destacou o prefeito Joares Ponticelli, ao acrescentar que apesar do imbróglio, o fato serviu para demonstrar como o museu ferroviário é querido e defendido como patrimônio histórico por toda a região.

 

Revitalização – O projeto criado de forma voluntária por uma equipe multidisciplinar composta por arquitetos e engenheiros da cidade, capitaneados pela arquiteta Andrea Guglielmi Piazza, prevê uma grande reforma na parte edificada, que ganhará um receptivo, cyber café, loja de souvenir e espaço educativo para crianças. Na parte nova, haverá uma circulação lúdica, por meio de contêineres estilizados. Para acessar o museu, os visitantes vão entrar em uma catraca. A parte nova terá um aspecto bem contemporâneo, com três pavimentos e será fechada hermeticamente com vidros, resultando em uma estrutura que por fora simulará um vagão.  “Essa estrutura vai formar um circuito cultural e educativo, permitindo que os visitantes possam conhecer a história através do museu ferroviário, que já é lindo como está, graças aos esforços de todos, mas que quando for revitalizado vai se tornar um equipamento ímpar para valorizar ainda mais a história e cultura de toda a região”, frisa Andrea.