Município realiza levantamento de dados

Algumas pessoas estão se perguntando por que os Agentes Comunitários de Saúde realizam um novo cadastro individual e domiciliar, já que a maioria das pessoas já estão cadastradas em suas respectivas UBSs. Trata-se de um sistema chamado Estratégia E-SUS, que possui um desempenho melhor em relação à captação de dados do grupo.

Este trabalho é realizado em todo o país e é uma solicitação do Ministério da Saúde, por meio do Departamento da Atenção Básica. “O único documento necessário para responder ao questionário é o Cartão SUS. O Agente Comunitário realiza a coleta de dados nas residências durante as visitas domiciliares”, explica a coordenadora da Atenção Básica Nayara de Medeiros.

O questionário proposto em Tubarão é o mesmo utilizado em todo o território nacional. Uma característica dele é ser detalhista, o que gera resistência em muitas pessoas. É importante destacar que esses dados serão utilizados, principalmente, para planejar as Políticas Públicas. Quem não aceita responder as perguntas pode assinar o termo de recusa, mas a coordenação alerta: “Mesmo quem não use o serviço, é importante manter o cadastro na UBS, pois o cidadão pertence à área de abrangência, e as ações de prevenção devem ser pensadas para o grupo”, observa Nayara.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT